Matemática e Culinaria Afro-brasileira


O negro introduziu na cozinha o leite de coco, o azeite de dendê, confirmou a excelência da pimenta malagueta sobre a do reino, deu ao Brasil o feijão preto, o quiabo, ensinou a fazer vatapá, caruru, mungunzá, acarajé, cuzcuz, angu e pamonha. A cozinha negra fez valer os temperos, os verdes, a maneira de cozinhar. Modificou os pratos portugueses, substituindo os ingredientes e fez a mesma coisa com os pratos da terra. Finalmente, criou a cozinha brasileira, descobrindo o chuchu com camarão, ensinando a fazer pratos com camarão seco e a usar as panelas de barro e as colheres de pau.




12 comentários:



Elcione e Ivanilda disse...

achamos exelente foi um conhecimento a mais na colinaria pois sempre ajuda em algo.

Célio Omar disse...

Muito bom, nao sabia de todas essas coisas!
Célio Omar 8° 15

Elaine C. Barbosa disse...

A influência do negro na culinária brasileira realmente fez a diferença nos temperos, existem muitas coisas que nós nem sabemos que foram eles que inventaram, tanto é que a comida brasil é reconhecida mundialmente. É muito bom ter textos como esse para nos esclarecer. Adorei

Maria Aparecida dasilva reis. disse...

Para mim foi uma surpressa pois não sabia que o quiabo angu o vatapá apamonha ate mesmo ocamarão veio do negro.Achei legal.

Marilene disse...

Esse texto é muito enteresante, realmente tem muitos pratos delicisos. E me faz lebrar um pouco da comida paraense.

Roberta disse...

Eu acho que devem ser comidas deliciosa,algumas eu ja espermentei mas algumas nao,ja comi pamonha,angu,feijao preto,sao uma delicia imagina esse acaraje e esse vatapa hummm,da ate fome,mas sao comidas culinarias brasileiras,um dia eu ainda esperimento.agora quanto a colheres de pal e panela de barro sao umas maravilha para a conzinha,nao tem coisa melhora para fazes tais prato deliciosos.

haelte soares disse...

adorei o texto alguns pratos eu ja conhecia sao pratos tipicos da minha terra la no sudoeste da bahia deu saudades da comida da minha mainha vou fazer para minhas filhas

nara disse...

gostei do texto por que valoriza a descoberta dos temperos dos negros brsileiros mas la nos tempos da escravidam seus temperos ja eram adimirados por ses senhores

maria helena disse...

a comida e muito boa porque fala de todos os tipos de comidas africana

Maria Helena

rejane marcia disse...

Gostei muito principalmente a pamonha que eu gosto muito que vem dos negros
amuitas coisas para aprender infelismente o tempo e curto.

Gilsania disse...

Muitas pessoas nao gosta desse tipo de comida,mas particularmente augumas delas adoro.Tem auguns temperos picantes que faz o acaraje ficar ainda mais saboroso.o molho de peixe com azeite de dendê,todos deveriam esperimentar.

Lucélia disse...

Eu gostei do texto.
As mulheres brasileiras gostam de scozinhar euma feijoada bem gostosa com uma saladinha, é tudo de bom.

Lucélia

Postar um comentário

Alunos da 8ª Serie